terça-feira, 19 de julho de 2011

Introdução de sólidos

Desculpem o sumiço, os dias estão muito corridos. Hoje vim aqui postar um texto sobre um assunto que as mamães sempre questionam muito, quando introduzir a alimentação complementar. Um texto super simples e super esclarecedor. Explica que, sim, é muiiito importante esperar o bebê completar 6 meses, apesar de muitos pediatras ignorarem esse fato ... Leiam, reflitam e comentem ! Qualquer dúvida estarei aqui para responder !



6razoes para esperar 6 meses para introduzir alimentos


Já eram os dias quando mães sofriam pressões para entupir os bebes de cereal a 6 semanas de vida. Hoje em dia pais alimentam seus filhos quando é nutricionalmente e desenvolvimentamente correto- como determinado pelos bebes. Não se apresse para começar as papinhas. Aqui algumas razoes para esperar:

1. O Intestino do bebe precisa estar desenvolvido
Os intestinos são a parte do corpo que filtra, peneirando as substancias potencialmente perigosas e permitindo os nutrientes saudáveis. Nos primeiros meses, esse sistema de filtração é imaturo. Entre 4-6 meses o revestimento interno do intestino do bebe passa por um processo de desenvolvimento chamado fechamento, onde o revestimento se torna mais seletivo sobre o que pode ou não passar. Para prevenir que comidas potencialmente alergênicas entrem na corrente sanguínea, os intestinos maturando secretam IgA , uma proteína imunoglobulina que age como uma proteção, recobrindo os intestinos e prevenindo a passagem de alergenos perigosos. Nos primeiros meses, a produção de IgA ‘e baixo (embora haja muito IgA no leite humano), e é mais fácil assim para que potenciais alergenos entrem no organismo do bebe. Uma vez que moléculas de comidas entram no sangue, o sistema imune pode produzir anticorpos contra aquela comida, produzindo uma alergia ao alimento. Por volta de 6-7 meses de idade, os intestinos do bebe estão maduros e capazes de filtrar os alergenos mais ofensivos. Por isso que é tão importante esperar a introdução de alimentos sólidos particularmente se existe uma historia de alergia alimentar na família do bebe, o que demonstra uma tendência do bebe desenvolver alergias também, e prestar muita atenção quando oferecer os alimentos aos quais outros membros da família são alérgicos.

2. Bebes jovens tem reflexo de propulsão da língua
Nos primeiros 4 meses a língua tem um reflexo de propulsão para proteger os bebes contra engasgo.
Quando qualquer substancia incomum é colocada na língua, automaticamente empurra para fora e não para dentro. Entre 4-6 meses de idade esse reflexo diminue gradualmente, dando ao primeiro cereal ou fruta uma chance de entrar no estomago e não ser rejeitado pelo reflexo da língua. Não somente essa parte inicial do trato digestivo (língua, boca) não esta pronta para sólidos, como também a parte final (estomago e intestinos) também não estão “prontos”.

3. O mecanismo de engulhir do bebe e imaturo.
Outra razão para não ter pressa na introdução de alimentos sólidos é que a língua e o mecanismo de engulhir podem não estar prontos para funcionar juntos. De uma colher de papinha a um bebe com menos de 4 meses, e ele vai mover essa comida ao acaso em sua boca, empurrando um pouco da papinha de volta a faringe onde é engolida, um pouco vai para espaços grandes entre as bochechas e gengivas, um pouco vai pra frente entre lábios e for a para o queixo. Ou seja, o bebe não tem um bom controle da mastigação e a direção para engulhir, o que vai ser desenvolvido entre 4-5 meses de idade. Nessa fase o bebe desenvolve a habilidade de mover a comida do começo da boca para o fundo ao invés de deixar a comida flutuar em todo lugar e cuspir boa parte disso. Antes dos 4 meses de idade, o mecanismos de engulhir do bebe é feito para trabalhar com sugar, mas não mastigar.

4. Bebes precisam ser capazes de sentar.
Nos primeiros meses, os bebes associam comida com carinho. Se alimentar é uma interação intima, e bebes frequentemente associam o ritual de comer com pegar no sono nos braços ou no peito da mãe. A mudança de um peito suave e morno para uma colher fria, dura, pode não ser bem vinda com uma boca aberta. Dar papinhas ao bebe é uma maneira mais mecânica e menos intima de “entregar” comida. Requere que o bebe sente num cadeirão de comer, uma habilidade que a maioria dos bebes desenvolvem por volta de 5-7 meses. Segurar um bebe na posição tradicional de mamar não é a melhor maneira de introduzir papinhas, porque seu bebe vai achar que vai ser amamentado (ou tomar mamadeira) e vai achar que algo esta errado e vai provavelmente rejeitar a comida.

5. Bebes novos não são capazes de mastigar.
. Dentes raramente aparecem antes de 6-7 meses, outra evidencia forte de que os bebes muito novinhos são designados para sugar e não mastigar. Nos estágios pre-dentes, entre 4-6 meses, bebes tendem a babar, e a saliva que ele baba é rica em enzimas, que ajudarão a digerir as comidas sólidas que virão em breve.

6. Bebes com mais de 6 meses gostam de imitar pais
ou quem cuida deles:
Por volta dos 6 meses de idade, bebes gostam de imitar o que vêem. Eles vêem você comer um legume e curtir mastigar isso. Eles querem pegar um garfo e fazer o mesmo. 

 Fonte:http://amamentar.multiply.com/reviews/item/8

 Outra coisa que eu acho muito importante dizer é que mesmo depois dos 6 meses, não é regra que a crinaça aceite os alimentos. Por isso a introdução deve ser muito gradual e tranquila, é um passo muito grande para o bebê e ele deve ser respeitado. 
Mesmo bebês alimentados com fórmulas a introdução deve acontecer, somente aos 6 meses. 

Espero qeu gostem do texto, e que acproveitem bastante essas informações. 

Mil beijocas e Namastê


Doula Pati Fróes
Carinho, apoio e cuidado no momento que a mulher mais precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário