Com a gravidez o seu corpo altera-se, é normal que comece a sentir alguns desconfortos causados pelo aumento de tamanho do útero grávido e pelas hormonais, que se encontram em circulação em maior quantidade que o normal.
É natural que com o avançar da gravidez haja alterações mais evidentes a nível corporal, assim, serão nomeados os desconfortos possíveis e as várias estratégias que poderá adotar para os diminuir. Isto não significa que todos os problemas estejam obrigatoriamente presentes na mesma grávida, deste modo apenas estará preparada e informada sobre os mesmos, sabendo como atuar caso seja necessário.
Desconfortos do 1º trimestre:
· Aumento da quantidade de saliva – Engula a saliva, cuspir só vai fazer aumentar mais a salivação. Beba bastante líquidos se tiver calor, e/ou pingue gostas de limão na boca, puro ou diluído em água.
· Corrimento vaginal – realize higiene genital 2 vezes ao dia, utilize roupa interior de algodão, caso observe alterações neste corrimento, tais como cor amarelada, ardor ou cheiro intenso informe o seu médico.
· Mamas tensas e sensíveis – não estimule nem use roupas demasiado justas, utilize um soutien que lhe forneça um bom suporte e lhe seja confortável.
· Náuseas e vômitos – coma refeições pequenas, de 3 em 3 horas, beba líquidos no intervalo das refeições, evite comidas picantes ou muito condimentadas e grandes tempos de jejum, se o cheiro da comida lhe for incomodativo não cozinhe, apanhe ar fresco e faça exercícios leves como caminhar. Frutas cítricas ajudam bastante no alivio dessa sensação de enjôo, assim como chás de hortelã, camomila e erva doce.E se quiser usar cromoterapia, use o amarelo. Use roupas dessa cor, tome banho de luz com lâmpadas amarelas e etc.
· Sensação de enfartamento – não se deite logo após as refeições e coma em pequenas quantidades várias vezes ao dia.
Desconfortos do 2º trimestre:
· Aumento do abdômen – verbalize os seus sentimentos, partilhe os seus medos com alguém da sua confiança, utilize roupa adequada à gravidez mas que seja igualmente bonita, chamativa e foque os aspectos positivos.
· Azia – fracione as refeições, evite alimentos fritos ou condimentados, adote uma posição mais direita, não se deite completamente, só com indicação médica deverá usar anti-ácidos.
· Comichão – faça higiene com água morna, aplique creme hidratante diariamente, cremes e produtos de higiene devem ser de pH neutro, seque a pele suavemente sem friccionar, use roupa de algodão adequada.
· Dores de cabeça – refugie-se em ambientes calmos e com pouca luz, aplique um pano com água fria na testa ou nuca, faça uma refeição ligeira, vá á farmácia para avaliar a tensão arterial se os sintomas persistirem e contacte o seu médico em caso de necessidade.
· Dores de costas – faça períodos de repouso, evite estar muito tempo em pé, mantenha uma postura correta, evite sapatos de salto alto, ao baixar-se faça flexão das pernas e não das costas. Pratique exercícios físicos, como natação e yoga. Alongamentos também são ótimos para previnir dores nas costas. Massagens também podem ser feitas, pelo seu companheiro, que além de aliviar sua dor promove uma interação ainda maior do casal. Você também pode massagear suas costas, deite-se no chão sobre uma bolinha de tênis, faça movimentos circulares sobre ela na altura do quadril e da lombar(região de mais queixas de dor na gestação).
· Inchaço das pernas e pés e varizes – utilize meias de descanso, quando sentada ou deitada tenha sempre que possível os pés num plano mais elevado, pratique exercício específicos, como andar na ponta dos pés em casa, ou na areia, faça uma dieta pobre em sal, utilize roupa e calçado confortáveis. Abuse de líquidos e bebidas diuréticas, um exemplo disso é o chá de casca de abacaxi, chá de chapéu-de-couro e cana-do-brejo, que são muito bons para o alivio do inchaço. Para proporcionar alívio imediato nos inchaços, dê um banho de água fria nas pernas com um chuveirinho, ou um banho de imersão num balde ou bacia.
· Flatulência – mastigue os alimentos devagar, evite alimentos e bebidas susceptíveis de provocar gases e faça exercício.
· Gengivites ou sangramento das gengivas – faça uma higiene oral correcta e frequente pelo menos 2 vezes ao dia, utilize uma escova macia.
· Pigmentação da pele aumentada – é inevitável, pode aparecer também acne e pele oleosa. Não deixe de passar protetor na pele antes da exposição solar.E só se exponha ao sol nos horários permitidos aos bebês, até as 10 horas ou após as 15 horas.
· Prisão de ventre e hemorróidas – Muitas grávidas sofrem desse mal, mas existem diversas formas para regularizar o intestino da mulher. O principal é mudar a alimentação, invista na polpa do mamão, ameixa e em alimentos ricos em fibra. Troque o arroz e o pão branco, pelos integrais. Inclua na alimentação mais folhas, frutas secas (como damasco uva-passa, pêra seca) e frutas em seu estado natural, também são ricas em fibras. Passe a utilizar mais o azeite no preparo dos pratos. E beba bastante líquidos, a água da ameixa e água com mel ajudam bastante. Mas além disso mude seus hábitos, uma mulher sedentária está mais propensa a ter prisão de ventre. Coloque seu corpo em movimento, isso ajudará seu intestino a funcionar da melhor forma possível.
· Queda de pressão – evite estar muito tempo de pé ou realizar movimentos bruscos principalmente quando acorda, se se sentir tonta sente-se e coloque a cabeça entre os joelhos e respire profundamente, coma uma pitada de sal se a sua pressão não for, normalmente, alta. durma e descanse preferencialmente virada para o lado esquerdo, evite locais muito abafados, com muita exposição solar e estar muito tempo sem comer. E tome cuidado também com alimentos que favorecem a queda da pressão, como doces em excesso, maracujá e alguns chás como o de capim-limão.
Desconfortos do 3º trimestre:
· Aumento da frequêcia urinária – realize exercícios de Kegel (interromper a micção e reiniciá-la); faça uma restrição de líquidos antes de se deitar, caso sinta dor ou ardor ao urinar contacte o seu médico.
· Câimbras – repouse, faça uma massagem, estique o pé, isto é, peça a alguém que lhe puxe o pé na direção da cabeça mantendo o joelho estendido, aplique calor na região afetada.
· Contrações de Braxton-Hicks – é uma preparação do útero para o parto são pouco intensas e de curta duração, certifique-se que não é um sinal de parto, repouse e/ou mude de posição.Tome um banho que e relaxante, elas tendem a melhorar com isso.
· Insônias – relaxe, pode pedir a alguém que lhe faça uma massagem, deite-se confortavelmente com o apoio de almofadas, tome um copo de leite morno ou não muito quente antes de se deitar e se gostar de ler pode fazê-lo na cama para a ajudar a adormecer. Pratique meditação antes de dormir, tente se conectar com o seu bebê mandando pra ele todo amor que você sente por ele. Mentalize que seu parto correrá bem e que seu filho nascerá muito saudável.
· Pressão na região genital e anal – repouse, faça exercícios de relaxamento.
· Sensação de “falta de ar” – adote uma postura correta, ao dormir utilize mais almofadas de modo a fazer uma elevação da cabeça, evite comer demasiado e encher muito o estômago, principalmente não fume. Se você trabalha muito tempo sentada, essa postura prejudica nessa sensação de falta de ar, lembre-se sempre de levantar e se espreguiçar, inspirando quando levantar os braços e expirando quando abaixá-los, de vez em quando. É preciso também exercitar sua respiração, o exercício ideal pra isso é o seguinte. De pé, com os braços esticados para a frente, inspire e abra os braços para o lado, como um crucifixo, e feche-os expirando. Pratique, pelo menos, 10 vezes seguidas, várias vezes ao dia.
· Incontinência urinária – Um exercício que a grávida também não pode deixar de fazer é o fortalecimento do músculo entre a vulva e o ânus, períneo. Quando essa musculatura está fortalecida, a mulher não sofrerá desse problema nem durante a gravidez, nem no pós parto e nem na velhice. Esse é um exercício, fácil e que pode ser feito em qualquer lugar, e ninguém irá reparar.Contraia o ânus e a vulva simultaneamente por 1 segundo, o períneo acaba sendo contraído junto, relaxe o dobro do tempo e repita o movimento, várias vezes por dia, o máximo que você conseguir.
· Anemia – Toda grávida apresenta um pouco de anemia no final da gestação, é norma. Mas ela deve ser combatida com o aumento de alimentos que contenham ferro na sua alimentação. Você precisa comer mais raízes (beterraba), todos os legumes, frutas e verduras vermelhas, folhas verde-escuras, brotos e em lugar de açúcar branco, o mascavo. Entre as frutas, o açaí é uma fonte excepcional de ferro. E outra coisa a ser adotada é logo após da refeição consumar alguma alimento que contenha vitamina c, que ajuda na absorção de ferro.
Referências:
Meditações para gestantes: o guia para uma gravidez saudável, plena e feliz/ Fadynha- 7 ed.- São Paulo;Ground,2010
Espero que gostem bastante do texto e aproveitem as dicas, contidas nele.
Mil beijocas e Namastê
Doula Pati Fróes
Carinho, apoio e cuidado no momento que a mulher mais precisa.